Como Desenhar Mangá (Sem Enrolação)

Como Desenhar Mangá (Sem Enrolação)

Um super artigo detalhado com imagens e muito mais para você que deseja aprender como desenhar mangá de verdade. Direto ao ponto vamos pegar parte por parte de um desenho estilo anime/mangá incluindo olhos, boca, rosto, mãos, músculos e todos os detalhes em um mega tutorial completo e o melhor, grátis, não estamos tentando vender nada para você.

O que é Mangá?

Vamos falar um pouco sobre o termo Mangá agora, claro que já deve ter uma noção que se trata de uma palavra de origem japonesa, que se refere a histórias em quadrinhos da mesma origem que a palavra. No mundo dos desenhos costumamos falar que qualquer desenho que siga as singularidades do estilo oriental japonês seja um “mangá” ou que foi desenhado nesse estilo.

Se quiser saber mais sobre mangás sugiro que siga o link do Wikipédia para mais detalhes.

Em nosso blog vocês poderão encontrar um tutorial de como desenhar mangá passo a passo (Clique Aqui para visitar o conteúdo), no entanto ainda assim o tema merecia um artigo mais atualizado e com mais enfase as principais características que marcam esse tipo de estilo oriental, que na minha opinião se destaca dos outros por possuir uma variedade muito mais ampla de expressões faciais do que o estilo cartoon.

Vamos abordar então, parte por parte, os elementos de um desenho estilo mangá/anime. Se quiserem adicionar ou deixarem suas dúvidas, fiquem a vontade para comentarem aqui ou em nossa página no Facebook!

Olhos Mangá/Anime:

Um elemento muito marcante nos desenhos desse estilo são os olhos, que se contrastam com os pequenos e puxados olhos da população oriental. No desenho são grandes e possuem as mais variadas cores, dando ao personagem uma gama muito maior de expressões e modelos.

No entanto existem muitos tipos de olhos mangá, abaixo vocês poderão conferirem alguns modelos prontos.

Como desenhar olhos de mangá

Porém o importante é realçar os olhos e deixa-los de um tamanho expressivo o suficiente para transmitirem a alma do personagem, essa na realidade é a grande preocupação em relação aos olhos nesse estilo. Afinal, eles são as janelas da alma, lembrem-se disso!

Cabelos Mangá/Anime:

Os cabelos estilo mangá geralmente abusam de cores chamativas também, na maioria das vezes em personagens femininas, mais não exclusivamente. Os cabelos femininos geralmente seguem uma linha mais realista (o que pode não ser uma regra) e os masculinos se preocupam em ser excessivamente surreais e modernos. Espetados, despenteados, grandes, com franjas, etc. São muitos os exemplos de personagens mangá com esse padrão por exemplo o Goku, Sasuke e Inuyasha.

Como desenhar cabelos mangá

Pessoalmente o cabelo mangá é meu favorito, ele nós dar uma liberdade criativa que nenhum outro estilo consegue proporcionar. Usem e abusem da criatividade ao praticarem, criando seus próprios estilos e penteados!

Corpos Mangá/Anime:

Como desenhar corpos de mangá

Curso de desenho

Bom quando se trata de corpos nesse estilo, muitos já se recordam de personagens musculosos e cheios de curvas. É bem verdade que isso é uma característica antiga do mangá, que até se assemelha a usada nos heróis Marvel ou Dc, mais não é mais uma regra. Se tem notado personagens bem menos “parrudos” e mais detalhados ultimamente no estilo. Então a dica que fica é que treinem os dois tipos, mais se foquem mesmo nos detalhes esculturais tanto do corpo feminino quanto masculino.

Aqui no site temos vários exemplos que vocês podem usar, basta da uma procurada, pegue alguns personagens de seus desenhos favoritos, como o Goku ou o Naruto.

Roupas Mangá/Anime:

Desenhando roupas de mangá

Aqui está também outro diferencial gigantesco desse estilo, as roupas dos personagens, que podem serem armaduras, vestes medievais, kimonos ou uma outra infinidade de opções. Elas geralmente são muito bem trabalhadas e criativas, dando até prazer em observar o trabalho final. Dependendo do universo do personagens elas podem vir acrescentadas com acessórios, armas e máscaras. Vocês irão gastar um tempo maravilhoso treinando o desenho das roupas mangás, que será com certeza muito divertido!

A imagem acima foi retirada de uma revista antiga que encontrei em casa, se pudesse colocaria para download aqui, mas se pesquisarem por revistas de cursos de “como desenhar anime ou mangá” no Google, vocês irão encontrar para baixar em PDF.

Finalmente, As Expressões Mangá/Anime:

Desenhar expressões mangá

Com certeza já notaram como os animes e mangás dão uma ênfase enorme ao que o personagem senti nos momentos da trama. Eles usam expressões fortes, mudando até mesmo a estrutura no personagem para transparecer suas emoções. Isso também é uma forma de humor do estilo de bastante sucesso, e o macete é destacar as expressões de forma grandiosa, deixando claro o que o personagem pensa ou senti naquele momento. Certos desenhos até tiram o personagem do cenário para enfatizar ainda mais o sentimento e até mesmo o humor da cena.

 

Bom galera, espero não ter esquecido nada, se faltou algo que caracterize o estilo por favor é só comentar e acrescentaremos. Esperamos ter ajudado a melhorarem ainda mais nesse estilo maravilhoso de desenho. E se que ler mais artigos e tutoriais sobre Mangá/Anime visitem nossa área Clicando Aqui.

Um abraço a todos e bons desenhos!

Lembrando que estamos com tutoriais novos todos os dias agora em 2018, além de aprender como desenhar mangá, você vai conhecer mais sobre os outros estilos e obviamente irá conferir tutoriais de diversos personagens de desenhos animados e animes, é tudo de graça galera.

A única coisa que pedimos é que compartilhe nosso conteúdo para ajudar a divulgar o site, nas redes sociais principalmente e claro, o bom e velho “boca a boca” sempre será bem vindo!

 

Curso de desenho

Um comentário

  1. Muito boa suas dicas cara, fã do site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.